Incluí a meta tag na página inicial de http://www.reinaldofb.blogspot.com/. Crie o arquivo HTML de comprovação de titularidade especificado a seguir e faça upload em http://www.reinaldofb.blogspot.com/. google5a03c6a6fa4cba7b.html 1. Criei um arquivo vazio com o nome google5a03c6a6fa4cba7b.html. 2. Fiz upload do arquivo para http://www.reinaldofb.blogspot.com/ e consigo ver o http://www.reinaldofb.blogspot.com/google5a03c6a6fa4cba7b.html no meu navegador. O esperançoso: 20 de agosto de 2007

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

A Arte da Navegação


Apesar de a origem da navegação remontar à antiguidade e o uso dos astros como marcos de orientação serewm comuns desde o tempo dos primeiros navegantes,a arte da navegar só deve ser considerada como astronômica depois que a observação destes astros passou a ser feita no mar e as medidas tiveram um uso imediato na orientação dos navegantes.

Na Idade Média,a navegação era quase que exclusivamente costeira.Além dos conhecimentos dos ventos periódicos,o viajante tinha que saber reconhecer as diversas marchas do sol no céu,na diferentes estações do ano,e também as mudanças da lua e os movimentos aparentes da estrela polar,que serviam de guias luminosos durante a noite.Estes eram os únicos meios possíveispara orientação em alto mar.

O afastamento das costas só foi conseguido com a ajuda de alguns instrumentos que possibilitavam aos astrônomos de boredo determinar a altura dos astros e dar mais segurança aos navegadores para seguirem cursos desconhecidos.O astrolábio e a arbaleta,além da agulha de marear,inventada no século XII,foram de suma importância para as conquistas ultramarinas.A bússola permitiu a elaboração dos portulanos,registros destinados a preservar a experiência de determinado navegante e que continha as distâncias que separavam dois portos entre si e o rumo magnético que deveria ser adotado ao se dirigir de um porto ao outro.

 
BlogBlogs.Com.Br