Incluí a meta tag na página inicial de http://www.reinaldofb.blogspot.com/. Crie o arquivo HTML de comprovação de titularidade especificado a seguir e faça upload em http://www.reinaldofb.blogspot.com/. google5a03c6a6fa4cba7b.html 1. Criei um arquivo vazio com o nome google5a03c6a6fa4cba7b.html. 2. Fiz upload do arquivo para http://www.reinaldofb.blogspot.com/ e consigo ver o http://www.reinaldofb.blogspot.com/google5a03c6a6fa4cba7b.html no meu navegador. O esperançoso: 22 de agosto de 2007

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Guerreiros da Ilha de Mindanao

Flexas são disparadoas de arcos de madeira:lanças voam em direção a seus alvos;homens armados de espadas e escudos enfrentam seus oponentes;cavalos se chocam uns com os outros.Não se trata, como parece,como parece a principio,de alguma guerra bárbara,mas,sim,do festival Lenlunay,celebrado anualmente na ilha de Mindanao,nas Filipinas,pelo povo Manobo.Durante a festa,as trubos Manobo relembram seu passado de paganismo e beligerância,agradecendo aos deuses pelos alimentos recém-colhidos e pedindo bênçãos para o ano seguinte.Os missionários cristãos que trabalham junto a essas tribos incentivam a realização do festival como forma de manter a ligação dos povos com sua identidade cultural.
Até o final do século passado,os Manobo eram uma temida raça guerreira,que só deixava de combater entre si para resistir a invasões.Terror de missionários e conquistadores,esse povo tinha alguns hábitos que chocavam os europeus.Ao vencewr a guerra contra outras tribos,o bagani(nome dado pelos Manobo a seus chefes tribais),matava todos os homens,escravizando mulheres e crianças.Se o inimigo vencido fosse alguém de grande impotância,o chefe abria-lhe o peito e introduzia lá um amuleto,devorando em seeguida as entranhas do morto.Já se o derrotado fosse um antigo e figadal inimigo,era levado até a aldeia vencedora,onde o bagani o matava com sua lança e cortava-lhe a cabeça,que passava a ser um troféu,um simbolo da humilhação dos vencidos.

 
BlogBlogs.Com.Br