Incluí a meta tag na página inicial de http://www.reinaldofb.blogspot.com/. Crie o arquivo HTML de comprovação de titularidade especificado a seguir e faça upload em http://www.reinaldofb.blogspot.com/. google5a03c6a6fa4cba7b.html 1. Criei um arquivo vazio com o nome google5a03c6a6fa4cba7b.html. 2. Fiz upload do arquivo para http://www.reinaldofb.blogspot.com/ e consigo ver o http://www.reinaldofb.blogspot.com/google5a03c6a6fa4cba7b.html no meu navegador. O esperançoso: 29 de dezembro de 2008

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Guerra na Faixa de Gaza

Israel abandonou a Faixa de Gaza em 2005 depois de 38 anos de ocupação ilícita. No último dia 19, o Hamas propôs ao governo israelense uma prorrogação do cessar-fogo, avençado entre as partes por seis meses e respeitado por ambas relativamente. O Hamas derrotou, em eleições livres, o presidente da autoridade palestina Mahmud Abbas em 2007 e se apossou institucionalmente da área, excluindo os co-irmãos do Fatah de seu governo. O Hamas nasceu em 1987 na cidade de Gaza, para combater a ocupação ilegal de Israel. Seu objetivo – legítimo – é o de criar um Estado muçulmano do Rio Jordão até o mar, sem destruir Israel. A Faixa é um dos lugares mais pobres do mundo: equivale a um depósito de ferro velho. Já o Estado israelense é rico e poderoso, com braços fortes no mundo todo.


Há poucos dias lançou 200 foguetes contra o sul de Israel. Existem duas razões muito claras para a retaliação, um verdadeiro excesso doloso na legítima defesa de seu território, atacado imprudentemente pelo grupo palestino. Haverá eleições em Israel em fevereiro de 2009. A candidata do Partido Kadima, Tzipi Livni, atual ministra das relações exteriores está empatada com o ultradireitista (sionista) Benjamin Netanyahu. O ex-primeiro ministro kadista Ehud Olmert caiu por improbidade. O contra-ataque tem motivação eleitoral: a situação não pode demonstrar fraqueza, inclusive, em conseqüência do episódio Ehud. A outra razão chama-se Barack Obama. Todo o espectro político de Israel apoiou John McCain, tanto que George Bush, o Napoleão III, o idiota, soltou nota, agora, acusando o Hamas de desencadear a guerra, poupando Tel Aviv. Obama vê a Palestina com olhos democráticos e sociais e apóia sua autodeterminação. Sabe que, sem solução em curto prazo para o conflito, a Faixa de Gaza vai se transformar em um celeiro de terroristas, prontos para agir nos EUA e em qualquer país da Europa – que condena o Hamas e o alista entre os grupos de terror.



O contra-ataque de Israel, que já matou civis e crianças aos milhares, criou situação sem controle na região. O Egito prepara-se, veladamente, para uma guerra contra Tel Aviv, por recear pressão muçulmana em suas fronteiras. O Líbano está em pânico. Os iraquianos, iranianos e afegãos fazem protestos contra a retaliação israelense, por meio de panelaços. A Turquia teme nova revolta dos curdos do norte do Iraque – estimulados por este ato do Kadima. Os grupos terroristas têm agora mais um pretexto para surpreender o Ocidente, com golpes mais do que condenáveis, como o de Mumbai na Índia.

Reprodução

Bandeira do Hamas
O ataque aéreo israelense iniciou-se quando crianças palestinas saiam de seus colégios. Israel prepara-se para reinvadir a Faixa por terra e por mar. O Hamas avisa que vai lutar até a última gota de sangue. O editorial do “El País” de hoje afirma que “a retórica é um sucedâneo pobre para ação”, ou seja, que de nada adianta a mera condenação internacional dos atos do Kadima e dos do Hamas. Conclui que “não se divisa mais do que ódio e morte no Oriente Médio”. Ódio e morte que vão atingir também os países ocidentais em breve. Diante de impasse crônico do conflito israelo-palestino, veio-me à tona o trecho inicial do poema “Science fiction”, datado de 1961, de Carlos Drummond de Andrade: “O marciano encontrou-me na rua/ e teve medo de minha impossibilidade humana./ Como pode existir, pensou consigo, um ser/ que no existir põe tamanha anulação da existência?”.

 
BlogBlogs.Com.Br