Incluí a meta tag na página inicial de http://www.reinaldofb.blogspot.com/. Crie o arquivo HTML de comprovação de titularidade especificado a seguir e faça upload em http://www.reinaldofb.blogspot.com/. google5a03c6a6fa4cba7b.html 1. Criei um arquivo vazio com o nome google5a03c6a6fa4cba7b.html. 2. Fiz upload do arquivo para http://www.reinaldofb.blogspot.com/ e consigo ver o http://www.reinaldofb.blogspot.com/google5a03c6a6fa4cba7b.html no meu navegador. O esperançoso: 6 de outubro de 2008

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Segundo turno

Enquanto os paulistanos tiveram de escolher entre várias opções de “mais do mesmo”, os cariocas mais uma vez deram uma lição de ousadia. O jornalista Fernando Gabeira, candidato pelo Partido Verde, vai para o segundo turno das eleições para prefeito da cidade do Rio de Janeiro e, na capital paulista, o atual prefeito Gilberto Kassab sai na frente da ex-prefita Marta Suplicy, do PT e do ex-governador Geraldo Alkmim, do PSDB. Gabeira vai ter de disputar com o peemedebista Eduardo Paes.

A história política de Gabeira é uma verdadeira odisséia, que começa com seu envolvimento no primeiro seqüestro de embaixador no mundo, o do norte-americano Charles Burke Elbrik, em setembro de 1969. Na época o Brasil vivia um dos períodos mais negros de sua história, com prisões arbitrárias, tortura e morte de oposicionistas por parte dos militares que ocupavam o poder. O seqüestro foi a maneira encontrada por um grupo de oposicionistas para conseguir negociar com a ditadura a libertação de companheiros presos.

Anos depois, anistiado, Gabeira tornou-se um político respeitado, capaz de enfrentar o então presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, de dedo em riste, mandando-o “recolher-se à sua insignificância”. O episódio pode ser revisto em vídeo no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=cy-OJIUFM8I . Cavalcanti renunciou pouco depois para não ser cassado por corrupção. Defensor do casamento gay e da liberação da maconha, o candidato do Partido Verde à prefeitura do Rio chega ao segundo turno com a marca da vitória contra antigos preconceitos.

Muito diferente de Gabeira, Kassab, que está na frente em São Paulo, não tem uma história política tão contundente. Foi deputado federal com apoio da Associação Comercial de São Paulo e teve um papel ainda pouco claro na CPI instalada em 2003 para investigar a atuação da empresa Serasa e o controle de dados sigilosos de pessoas físicas e jurídicas. Foi vice-prefeito de José Serra e surge como nome de primeira grandeza apenas nesta eleição. O que os dois têm em comum? São candidatos apoiados pelo partido verde. O Atual secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, é do Partido Verde, o mesmo de Gabeira. Além disso a campanha do Partido Verde em São Paulo direciona o apoio para prefeito para Gilberto Kassab.

São dois perfis diferentes, com ideologias certamente distintas, mas que podem levar o partido verde para um patamar de construção de políticas públicas nas duas principais cidades do país. É o mais próximo que o PV jamais esteve de exercer o poder.

Em um momento de tanta insegurança e incerteza em relação às políticas públicas para a gestão de grande metrópoles, o eleitor carioca está fazendo uma aposta interessante. Principalmente quando um dos mais preocupantes problemas globais está relacionado aos desafios impostos pelo meio ambiente.

 
BlogBlogs.Com.Br