Incluí a meta tag na página inicial de http://www.reinaldofb.blogspot.com/. Crie o arquivo HTML de comprovação de titularidade especificado a seguir e faça upload em http://www.reinaldofb.blogspot.com/. google5a03c6a6fa4cba7b.html 1. Criei um arquivo vazio com o nome google5a03c6a6fa4cba7b.html. 2. Fiz upload do arquivo para http://www.reinaldofb.blogspot.com/ e consigo ver o http://www.reinaldofb.blogspot.com/google5a03c6a6fa4cba7b.html no meu navegador. O esperançoso: 26 de setembro de 2009

sábado, 26 de setembro de 2009

Micro-ondas na lua

A água recentemente descoberta na Lua pode ajudar a sustentar astronautas nesse satélite da Terra e até mesmo impulsionar missões para Marte, se sua "colheita" puder ser colocada em prática.

Mas como extrair água que está provavelmente encerrada em pequenas concentrações de gelo no solo lunar? Micro-ondas podem ser a chave, de acordo com trabalho de Edwin Ethridge, do Centro de Voo Espacial Marshall da Nasa (agência espacial norte-americana) e William Kaukler, da Universidade do Alabama, que demonstraram a técnica pela primeira vez em 2006.
Nasa
Foto de missão da Nasa à Lua; cientistas indicam micro-ondas para extrair água do satélite, utilizando técnica demonstrada em 2006
Foto de missão da Nasa à Lua; cientistas indicam micro-ondas para extrair água do satélite, utilizando técnica demonstrada em 2006

Eles usaram um forno micro-ondas comum em uma simulação do solo lunar, com temperaturas que chegam a 150 graus Celsius negativos.

Ao manter o modelo de solo no vácuo para simular as condições lunares, eles descobriram que esquentá-lo para apenas 50 graus Celsius negativos com micro-ondas fazia o gelo sublimar --transformar-se diretamente de sólido para vapor.

O vapor então se difundia dos poros sob pressão mais alta no solo para o vácuo de baixa pressão acima.

Na Lua, o vapor poderia ser coletado utilizando-se uma placa de metal fria acima do solo. O vapor d´água subindo seria então condensado como se fosse geada --uma camada de cristais de gelo-- e seria possível então raspar e coletar o material, diz Kaukler.

Ressecar e processar o solo lunar a altas temperaturas para obter água poderia também liberar oxigênio e hidrogênio para combustível do foguete, entre outros usos.

De todo modo, a água no satélite não parece ser muito abundante. Uma área equivalente a um campo de beisebol de solo lunar forneceria apenas um copo de água, calcula Carle Pieters, da Brown University, Rhode Island (EUA).

Pieters foi um dos cientistas que analisaram os resultados da missão indiana Chandrayaan-1, uma das que trouxeram conclusões sobre a água na Lua.

 
BlogBlogs.Com.Br